Descrição
Dectomax é um parasiticida injetável de amplo espectro para bovinos, suínos e ovinos. Uma injeção de pequeno volume controla eficazmente uma ampla variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e a produtividade dos bovinos, suínos e ovinos. Dectomax possui ampla margem de segurança, é excepcionalmente bem tolerado e fácil de aplicar, tornando-se particularmente adequado para o controle dos parasitas dos bovinos, suínos e ovinos.
Dectomax contém Doramectin, uma avermectina descoberta pela Pfizer. Doramectin é um novo produto derivado de fermentação da classe das avermectinas, com alta atividade e amplo espectro antiparasitário. Doramectin é isolado da fermentação de uma cepa geneticamente alterada de Streptomyces avermitilis. Dectomax é uma solução estéril pronta para uso, de cor amarelo-pálido, contendo 1% de Doramectin. É formulado para proporcionar as dosagens recomendadas de 200 mcg/kg de peso, quando aplicado em injeção intramuscular ou subcutânea na proporção de 1 mL/50 kg de peso para bovinos, de 300 mcg/kg de peso, quando aplicado em injeção intramuscular na proporção de 1 mL/33 kg de peso para suínos e 200 mcg/kg de peso, quando aplicado por via intramuscular ou subcutânea na proporção de 1 mL/50 kg de peso contra nematódeos gastrintestinais e miíases (berne e bicheiras) para ovinos e de 300 mcg/kg de peso quando aplicado por via intramuscular ou subcutânea na proporção de 1 mL/33 kg de peso contra ácaros da sarna em ovinos.
Modo de ação:
O modo de ação primário das avermectinas, família de compostos a qual pertence Doramectin, consiste em alterar a atividade de troca de íons cloro no sistema nervoso dos nematódeos e artrópodes. As avermectinas bloqueiam os receptores que aumentam a permeabilidade da membrana aos íons cloro. Isto inibe a atividade elétrica das células nervosas dos nematódeos e das células musculares dos artrópodes, causando paralisia e morte dos parasitas. Nos mamíferos, os receptores nervosos sensíveis às avermectinas encontram-se no interior do sistema nervoso central. Como Doramectin praticamente não penetra no sistema nervoso central dos mamíferos, sua margem de segurança em animais é muito grande, quando usado conforme as recomendações.
Administração:
Bovinos:
Dectomax pode ser aplicado por via subcutânea ou intramuscular na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso (200 mcg de Doramectin por kg). Injetar o produto nas áreas de pele solta do pescoço, na frente ou atrás da paleta ou no músculo do pescoço. Utilizar agulha de calibre 16 e comprimento de 15 a 20 mm. Usar equipamento estéril e seguir procedimentos de assepsia.
Suínos:
Dectomax deve ser aplicado pela via intramuscular na dose de 1 mL para cada 33 kg de peso (300 mcg de Doramectin por kg). Os animais deverão ser muito bem contidos para assegurar a aplicação da dosagem indicada. Usar equipamento estéril e seguir procedimentos de assepsia. Utilizar agulha de calibre 18 a 20 e comprimento de 35 mm.
Ovinos:
Aplicar Dectomax pela via intramuscular ou subcutânea na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso (200 mcg de Doramectin por kg), contra nematódeos gastrintestinais, miíases (bicheiras) e berne (bicho da cabeça) e de 1 mL para cada 33 kg de peso (equivalente a 300 mcg de Doramectin por kg) contra ácaros da sarna. Utilizar agulha de calibre 10 e comprimento 25 mm. Usar equipamento estéril e seguir procedimentos de assepsia.
Período de carência e restrições de uso:
Não utilizar a carne dos bovinos e ovinos para consumo humano, antes do prazo de 35 dias após o tratamento.
Não aplicar em vacas produzindo leite para consumo humano.
Não utilizar a carne dos suínos para consumo humano, antes do prazo de 28 dias após o
tratamento.