Casa da Ração

Entrega grátis

Compras acima de 298

Compra segura

Site 100% protegido

Veja quais são os exames de coração mais comuns em pets

Como o mês de setembro é destinado ao combate e à conscientização sobre as alterações no coração dos pets, é importante falarmos não só de doenças, mas também, sobre os meios adequados de se chegar a um diagnóstico concreto e correto.

O médico-veterinário, durante uma consulta, fará uma série de perguntas sobre a saúde do seu pet, essa prática, chamada anamnese, também faz parte do diagnóstico. Mas, você conhece os exames de coração mais comuns em pets? Continue lendo para descobrir e ficar por dentro do assunto!

Raio x de tórax de cão com problema no coraçãoExames de coração mais comuns em pets
Chegar a um diagnóstico nem sempre é uma tarefa fácil, mas com alguns artifícios da tecnologia, fica mais simples e direto obter uma resposta para o problema que o pet está apresentando. Entenda sobre alguns exames usados por médicos-veterinários cardiologistas:

Eletrocardiograma (ECG)
Esse exame avalia a parte de impulso elétrico do coração, então, quando uma arritmia é auscultada durante a consulta, essa análise consegue confirmar a alteração. Esse método muito utilizado em exames pré-operatórios, quando o pet precisa passar por alguma cirurgia e até mesmo identificar problemas cardíacos.

Ecocardiograma (ECO)
Também chamado de ultrassom do coração, ele consegue avaliar o tamanho do coração; se as válvulas cardíacas estão funcionando corretamente; avalia a circulação sanguínea do coração e até a presença de tumores. Esse método é o mais eficaz para diagnosticar as doenças cardíacas nos pets.

Raio x de tórax
Neste, é possível observar o tamanho do coração em comparação com as costelas e também identificar possíveis mudanças nos pulmões que podem ter sido causadas pelas alterações no coração, como, por exemplo, o edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões).

Avaliação da pressão arterial
Essa avaliação faz parte da rotina do médico-veterinário e é importante para identificar se o pet está com hipertensão (aumento da pressão arterial). Medindo a pressão, ele consegue identificar se há alguma alteração cardíaca e direciona outros exames para chegar no diagnóstico correto como, por exemplo: o ecocardiograma.

Lembrando que uma leve alteração nessa pressão, não significa que o pet está com uma doença cardíaca. Em alguns casos, pelo fato do cão ou gato ficarem estressados e nervosos durante a consulta, essa medição pode ficar alterada devido a esses fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras fechar